Os produtos da BIOESANS apresentam alto grau de inovação, derivados da dedicação das equipes de cientistas e profissionais que estão orientados ao desenvolvimento e execução de projetos, estudos e pesquisas, com foco nas diversas áreas da biotecnologia, utilizando-se da biodiversidade brasileira e incrementando a Bioeconomia.
Além das parcerias com os Institutos de Pesquisas ITCBio e Biotec Amazônia, a BIOESANS conta também com a associação de laboratórios das Universidades abaixo, os quais tem capacidade de realizar as seguintes atividades :
UNIVERSIDADE DE SANTA MARIA (UFSM)
• Laboratório de Processos Ambientais (LAPAM)
O Laboratório de Processos Ambientais pertence ao Departamento de Engenharia Química da UFSM.
O LAPAM desenvolve atividades para a BIOESANS com a obtenção de produtos de alto valor agregado a partir de diversas matérias-primas, através de processos tais como:
Destilação Molecular
Adsorção
Esterificação/Cristalização
Equipe de Coordenadores e Pesquisadores da UFSM- Projeto Destilação Molecular
• Laboratório de Ciência de Alimentos
O Laboratório de Ciência de Alimentos pertence ao Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos da UFSM. O Laboratório de Ciência de Alimentos trabalha com análises de compostos bioativos em diversas matrizes alimentícias ou subprodutos do processamento de alimentos.
As extrações realizadas no LAPAM serão analisadas no Laboratório de Ciência de Alimentos através de análises tais como:
•Determinação de compostos fenólicos, ácidos graxos, tocoferóis, fitoesteróis
•Caracterização química de matérias-primas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)
Na UFPE temos o Laboratório de Biofísica Química (LBQ) o qual está localizado no centro de Biociências (CB) no Departamento de Biofísica e Radiologia.
• Laboratório de Biofísica Química (LBQ)
Suas principais atividades para Bioesans são:
– Desenvolvimento de produtos utilizando produtos naturais e sintéticos bioativos
– Análise de compostos orgânicos
– Análise de novos Biomateriais
– Diagnósticos com ferramentas óticas
– Obtenção e aplicação biotecnológica de novos materiais
– Produção biológica de plantas medicinais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA
A BIOESANS conta com três laboratórios da UFPA que estão localizados dentro do Parque de Ciência e Tecnologia de Guamá (PCT – Guamá), os quais trabalham em seus projetos.
Esse laboratório é especializado na realização de serviços que demandam técnicas de Engenharia Genética, produção de proteínas recombinantes e outros insumos básicos para o setor biotecnológico.
Neste laboratório são realizadas atividades como Diagnóstico, sequenciamento de ácidos nucleicos, bioinformática, produção de moléculas recombinantes, manutenção e produção de células.
No momento, o laboratório está desenvolvendo para a BIOESANS uma serie de Aminoácidos que serão obtidos do estudo genético de uma bactéria.
Esse laboratório realiza atividades como:
•Análise físico-química de óleos vegetais e derivados, tais como: índice de Iodo e de peróxido, índice de acidez e saponificação.
•Análise de caracterização :perfil de ácido graxo, teor de éster, quantificação de substância.
•Padronização de diferentes tipos de óleos.
•Testes catalíticos e processos químicos para óleos e derivados.
•Estabilidade de matrizes graxas.
•Desenvolvimento de novos produtos com insumos amazônicos.
Extrator Supercrítico Piloto
As atividades desse laboratório concentram-se em desenvolver processos para obtenção de extratos e frações bioativas de plantas aromáticas, condimentares e medicinais de grande ocorrência no Bioma Amazônico, com aplicação da tecnologia supercrítica de extração na obtenção, por exemplo, de antocianinas e flavonóides.
No momento no Parque Tecnológico de Guamá tem um Extrator Supercrítico a nível piloto que será utilizado para as pesquisas .