A Bioesans Produtos Biotecnológicos S.A trabalha com três grandes centros nacionais de pesquisa, unidos a universidades federais de referência, onde são desenvolvidos produtos e processos inovadores.
Cada centro de pesquisa é responsável por uma determinada tecnologia ou processo específico.
Na Universidade Federal de Santa Maria, a BIOESANS trabalha com um Destilador Molecular Piloto para desenvolvimento e obtenção de ingredientes de alta pureza, como os Tocoferóis (Vitamina E), extraídos da fabricação do óleo de soja e do BetaCaroteno (pró-Vitamina A), obtido à partir da fabricação do óleo de Palma.
No ITCBio (Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), utilizamos processos biotecnológicos para desenvolvimento e obtenção de produtos Prebióticos, utilizando a cana-de-açúcar como substrato para obtenção da 1, 6 Betaglucana.
Além da Betaglucana, também será desenvolvido e produzido, no Laboratório de pesquisa da BIOESANS, Peptídeos de Colágenos hidrolisados, em escala piloto (1000 kg/mês).
A Biotec Amazônia e a Universidade Federal do Pará (UFPA) são responsáveis pela utilização da tecnologia de “Extração Supercrítica”, da qual se obtém extratos e frações bioativas de plantas aromáticas, condimentares e medicinais, provenientes do bioma Amazônico.
Serão utilizadas frutas como o Murici, o Açaí, o Uxi, entre outras , para que com a utilização do extrator supercrítico piloto consiga desenvolver o processo e os extratos possíveis de se obter .
Neste centro também serão desenvolvidos diversos aminoácidos através de fermentação microbiológica, utilizando- se de Bioreatores e de tecnologia genética .